Redação (21/01/2008) – A Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento, vai construir em 2008 o quarto Plano Diretor da Unidade (PDU), documento que apontará as prioridades para os próximos quatro anos. Além do PDU, a Embrapa Suínos e Aves escolherá ainda no primeiro semestre um novo chefe geral.
O concurso para a escolha do novo chefe geral deve ser lançado até março. O atual chefe, Elsio Figueiredo, deixará o cargo após quatro anos. Além do novo PDU, Elsio terá como ações prioritárias até o final do mandato a conclusão das reformas no Laboratório de Análises Físico-Químicas, melhorias na infra-estrutura dos campos experimentais da Unidade e a continuidade dos projetos de pesquisa já aprovados.
Em relação ao ano de 2007, Elsio acredita que muitos resultados positivos foram alcançados. Ele cita como exemplos de sucesso as pesquisas na área de sanidade de suínos e aves e a parceria firmada com o Serviço Americano de Pesquisa Agrícola (USDA/ARS) na área de meio ambiente, com intuito de reduzir os custos de produção, melhorar o controle da poluição provocada pelos dejetos suínos e agregar valores aos resíduos.
A Unidade também ganhou em 2007 o "Complexo de Pesquisa e Diagnóstico em Sanidade e Genética Animal", composto por vários laboratórios. O destaque em termos de administração foi o início do Programa Gestão de Excelência, que inclui a busca por certificações reconhecidas internacionalmente, como a ISO 9001. Na área de Negócios Tecnológicos, também houve uma reestruturação para aproximar as pesquisas feitas pela Unidade do mercado. O chefe geral Elsio Figueiredo afirma que o que foi implantado vai ser aperfeiçoado e os trabalhos que estão em andamento serão concluídos até fevereiro. Faltando poucos meses para o termino da gestão, ele se mostra satisfeito. "Conseguimos aperfeiçoar o sistema de administração para torná-lo mais eficaz, produzimos mais e gastamos menos. Estivemos presentes em todos os fóruns de discussão sobre suinocultura e avicultura no Brasil, levando as informações necessárias às cadeias produtivas. Não tenho dúvida que o saldo final é positivo".