Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

EUA desrespeitam decisões da OMC

Stephanes refere-se à decisão da OMC anunciada ontem (02), que confirmou a ilegalidade dos subsídios norte-americanos para o algodão.

Redação (03/06/2008) – O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, declarou que os subsídios norte-americanos para o algodão causaram e continuam provocando prejuízos aos produtores brasileiros. "Considero um desrespeito do governo americano em não cumprir com a decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC). É um absurdo que este governo se apóie na fragilidade e dificuldade do cumprimento das decisões da OMC. Estas medidas devem ser respeitadas, ainda mais levando em conta que os Estados Unidos são signatários da organização", disse Stephanes. As informações são da assessoria de imprensa do ministério.

O ministro se referiu à decisão da OMC anunciada hoje, que confirmou a ilegalidade dos subsídios norte-americanos para o algodão. "Espero que o Ministério das Relações Exteriores aja com todo o rigor nesta questão. A postura americana comprova que o país, aliado à União Européia, demonstra não estar disposto a cumprir com as suas responsabilidades na Rodada de Doha", completa.

O primeiro painel sobre o assunto foi concluído em 2005, quando os subsídios americanos para o algodão foram condenados pela OMC. Na época, foi estipulado um prazo de dois anos para que o país adotasse as recomendações da organização. Como não foram cumpridas, o Brasil apelou novamente à OMC, resultando na decisão anunciada hoje.