Redação (02/04/2008)- As exportações de frango do Brasil, que atingiram US$ 4,9 bilhões em 2007, devem crescer 15% em 2008. A previsão é do ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra, que assume no dia 16 de abril a presidência da Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (Abef). Turra ampliou a previsão inicial da entidade que vai comandar, que esperava um crescimento de 8 a 10%.
O futuro presidente da Abef esteve ontem em Chapecó, onde fez a palestra de abertura do 9° Simpósio Brasil Sul de Avicultura, que ocorre até amanhã. Entre suas principais metas estão a ampliação do mercado da China, Chile e manutenção dos atuais mercados. “Tão importante quanto buscar novos compradores é manter a liderança mundial nas exportações de carne.”
Para isso, Turra disse que é importante trabalhar internamente a defesa sanitária e aproximar o setor do governo federal, para capacitar o avicultor e trabalhar melhor a imagem da boa qualidade do produto nacional. Turra disse que o País tem de produzir obedecendo às exigências dos clientes, com cuidados ao meio ambiente e na alimentação dos animais.
Mesmo favorável à liberação de variedades transgênicas, acredita que, se for necessário, o avicultor deve produzir parte dos frangos com milho convencional, para mercados que assim exigirem.