Redação (12/01/2009) – Com um crescimento de 70% na receita com as exportações, a China saiu da terceira para a primeira posição no ranking dos mercados compradores de produtos do agronegócio brasileiro. O país asiático importou em 2008 US$ 7,930 bilhões, ante US$ 4,673 bilhões do ano anterior, segundo dados divulgados pelo ministério da Agricultura.
Segundo o ministério, o mercado chinês absorveu 11% das exportações brasileiras no ano passado, seguido pelos Países Baixos (com 9%) e os Estados Unidos (com 8,7%). No caso da soja, 77,6% das exportações brasileiras foram para a China. Outro país que apresentou crescimento expressivo foi a Venezuela. As exportações para a Venezuela cresceram 112%, elevando o país da 15ª posição para a 9ª no ano passado.
A União Europeia absorveu 33% das exportações brasileiras do agronegócio, mantendo a liderança do ano anterior, seguida pela Ásia (com 23,5%) e dos países do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), que inclui Estados Unidos, Canadá e México. A informação foi divulgada há pouco pelo Ministério da Agricultura.
As vendas externas brasileiras ainda apresentaram índices positivos de crescimento para praticamente todos os blocos econômicos de destino das exportações, com exceção dos países do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta).