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Feijoada de Avestruz é lançada no mercado baiano

A Coopertruz de Irecê (BA), lança a feijoada de avestruz buscando popularizar a carne da ave.

Redação (09/06/2008)- Atualmente o mercado da carne de avestruz no Brasil ainda é pequeno, seu consumo per capta é de 0,005 kg/habitante/ano, ainda mais quando lembrada a capacidade produtiva do plantel brasileiro, que possui o segundo maior rebanho do mundo com 450.000 exemplares.

Não obstante, a iniciativa e criatividade dos criadores, mostram um rumo seguro para a "tropicalização" da carne de avestruz  na mesa do brasileiro.

A Coopertruz, uma cooperativa de estrutiocultores da região de Irecê – BA, acaba de introduzir no mercado baiano a feijoada de avestruz.

O lançamento foi realizado recentemente na feira agropecuária de Irecê e foi um sucesso absoluto conta José Carlos, presidente da Coopertruz.

" A aprovação foi surpreendente e nos deixou bastante otimistas, pois, além de popularizarmos mais a carne, estamos viabilizando a liquidez de partes menos nobres do avestruz, que são o pescoço, músculo e asas".

Segundo o cooperado José Maria, o grau de similaridade no visual e paladar é muito grande, uma vez que, no "kit da feijoada" é adicionado lingüiça e carne de avestruz defumada, que conferem um sabor extremamente próximo à feijoada de porco.

"Temos agora que mostrar para o consumidor a vantagem da feijoada de avestruz, que é sua saudabilidade. Com este objetivo, iremos levantar o valor calórico desta feijoada e, demonstrar cientificamente que o avestruz nos faculta os pratos mais diversos possíveis, aliado a benesses dietéticas que irão contribuir para que pessoas com restrições alimentares, por motivo de dieta ou doença, possam continuar satisfazendo o seu paladar, se nutrindo com uma carne vermelha da melhor qualidade", comenta José Maria.

A Coopertruz aposta firme no mercado do avestruz, pois, com o atual cenário de escassez de alimentos, o avestruz é uma alternativa de produzir em pouco espaço de terra, uma maior quantidade de proteína vermelha, com a grandíssima vantagem de ser menos calórica. Na visão da Cooperativa, o marketing do avestruz deve parar de explorar o glamour de se comer carne de avestruz como um produto eclético, e sim, popularizá-lo para classes menos abastadas, tendo como foco a prerrogativa de sua saudabilidade.

Dentro desta estratégia mercadológica, a feijoada de avestruz será vendida em kits porcionados, externando o valor calórico do prato final, onde se pretenderá  utilizar a expressão "Feijoada Light".

A Associação dos Criadores de Avestruzes do Brasil – ACAB, está dando apoio institucional e logístico à Coopertruz, que é sua associada, no sentido de divulgar a nova aplicação gastronômica da carne de avestruz e, auxiliar na articulação de contatos para levantamento dos índices calóricos da feijoada de avestruz, que serão realizados em São Paulo, pela USP e/ou Instituto Adolf Lutz.