Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Fenagra 2006

Feira de subprodutos animais reunirá representantes do setor que abastece as indústrias de higiene, limpeza, cosmética, farmacêutica, alimentícia, biodiesel e tem importância estratégica para o desenvolvimento do agribusiness.

Redação (03/03/06)- Pela primeira vez, o setor de graxarias reúne toda a cadeia produtiva envolvendo em um só local: indústrias de subprodutos animais, fabricantes de máquinas e equipamentos, matérias-primas, tecnologia e prestação de serviços na I FENAGRA 2006 Feira Nacional das Graxarias e no V Workshop Sincobesp/Embrapa.

As graxarias são empresas que coletam os ossos, gorduras, resíduos do abate de bovinos, aves, suínos e outros animais de consumo processam e transformam em farinha de carnes e ossos, farinha de sangue, farinha de penas, que são utilizadas para fabricação de rações para cães, gatos, peixes, aves e suínos.

Além disso, aproveitam o sebo que serve como matéria-prima para fabricação de sabão, biocombustível para fabricação do biodiesel, bem como combustível para gerar vapor na queima em caldeiras e os ácidos orgânicos são aplicados em diversos segmentos. O ácido graxo é um dos componentes do emulsificante asfáltico e síntese de borracha; a glicerina atende a indústria alimentícia (chocolates e sorvetes), cosmética (sabões líquidos e solventes, tintas, fabricação de resinas); ácido oléico é usado nos chicletes e gomas de mascar, na indústria farmacêutica, na formulação das cápsulas dos medicamentos e o ácido esteárico, na produção de cosméticos, como cremes e sabonetes e na indústria plástica, com os tubos de PVC.

A I FENAGRA está sendo organizada pela DGV Solução em Eventos e é apoiada pelo SINCOBESP Sindicato Nacional dos Coletores e Beneficiadores de Subprodutos de Origem Animal. O evento contará com a participação de empresas nacionais e visitantes de outros países da América Latina, consolidando o Brasil definitivamente dentro do cenário mundial do setor.

Durante o evento, os participantes vão discutir os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e acadêmicos da Embrapa, conhecer as novidades tecnológicas do setor, ampliar novas oportunidades de negócio e se atualizar sobre as melhores alternativas para o aproveitamento dos recursos provenientes dos animais em novos segmentos industriais.

Sobre o Sincobesp

O SINCOBESP Sindicato dos Coletores e Beneficiadores de Subprodutos de Origem Animal conta aproximadamente com 35 associados em todo o Brasil. A entidade é originária da ACOBESP Associação dos Coletores e Beneficiadores de Suprodutos de Origem Animal, que começou suas atividades em 1996, com apenas seis associados, em São Paulo.

Presidido, hoje, pelo empresário Gustavo Razzo Neto, o SINCOBESP, vinculado à FIESP Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, tem investido na qualificação de seus associados e na capacitação dos mesmos, na implantação de selos e certificações de qualidade para aumentar a competitividade das empresas do setor pecuário, frigorífico e industrial na área de subprodutos de origem animal.

Entre seus objetivos, o sindicato procura realizar convênios com entidades estatais, não governamentais ou particulares para fortalecimento do setor; colaborar na fiscalização efetiva da produção de subprodutos de origem animal para que estejam de acordo com normas estipuladas pelo MAPA – Ministério da Agricultura da Pecuária e do Abastecimento.

Serviço

I FENAGRA 2006 Feira Nacional de Graxarias e o V Worshop Sincobesp e Embrapa

Data: 23 e 24 de março

Local: Blue Tree Towers Convention – Av. Ibirapuera 2927/2907, São Paulo.

Horário: 13h30 às 18h30

Preço do Workshop: R$500 (a segunda inscrição dá direito a 10% de desconto).