Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ferrugem pode reduzir produtividade da soja no MS em 30%

Os sojicultores locais convivem com a ferrugem asiática desde 2001, mas nesta safra o problema foi agravado pelo excesso de chuvas.

Redação (12/02/2008)- A produtividade das lavouras de soja da safra 2007/08 da região de São Gabriel do Oeste (MS) deve cair no mínimo 30%, informou o consultor Sebastião Cruciol Filho, do Sindicato Rural do município. De acordo com ele, a situação na região é "atípica e bastante grave", resultado da infestação das lavouras pela ferrugem asiática. "Em lavouras mais afetadas, as perdas chegam a 70%", afirmou. Os sojicultores locais convivem com a ferrugem asiática desde 2001, mas nesta safra o problema foi agravado pelo excesso de chuvas.

Ele explicou que a primeira aplicação de defensivos foi feita entre os dias 16 e 26 de dezembro. Como os produtos têm efeitos residuais entre 20 e 22 dias, a segunda aplicação deveria ter sido feita em meados de janeiro. "Um período de chuvas intensas a partir do dia 10 de janeiro e que durou 20 dias impossibilitou a segunda aplicação. Aí a ferrugem se alastrou rápido nas lavouras desprotegidas e os focos se multiplicaram", afirmou.

Ele afirmou que a colheita da safra está atrasada, também em função de chuvas na região, tendo sido colhidos de 20% a 25% da área cultivada. "As variedades tardias serão as mais afetadas", acrescentou. As informações são da assessoria de imprensa da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul).