Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Foco de Influenza Aviária no leste da Índia continua se espalhando

As autoridades locais ativaram as medidas de contenção do vírus H5N1, causador da gripe aviária, entre elas o sacrifício de mais de dois milhões de aves.

Redação (28/01/2008)- Sobe para 13 o número de distritos afetados pelo foco de Influenza Aviária detectado na semana passada no estado indiano de Bengala Ocidental (leste), informou hoje uma fonte oficial.
Citado pela agência "Ians", o titular de Recursos Animais de Bengala Ocidental, Anisur Rahman, disse que casos de Influenza Aviária foram registrados nos distritos de Midnapore Oriental e Parganas.

Nesta última região, o foco foi localizado a menos de 15 quilômetros de Calcutá, a capital do estado e uma das maiores cidades da Índia.
Segundo a "Ians", a confirmação destes novos casos ocorre poucas horas depois de o titular da Saúde de Bengala Ocidental, Surya Kanta Mishra, garantir em entrevista coletiva que a situação estava sob controle.
As autoridades locais ativaram as medidas de contenção do vírus H5N1, causador da gripe aviária, entre elas o sacrifício de mais de dois milhões de aves.
Segundo Rahman, "até hoje, já foram sacrificados cerca de 1,5 milhão de aves. O objetivo de sacrificar 2,2 milhões pode ser alcançado na segunda-feira, mas o processo completo pode atrasar por causa das novas infecções".
A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) alertou recentemente para o fato de que a Influenza Aviária continua sendo "uma ameaça mundial", por causa dos focos registrados em países de Ásia, África e Europa.