Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Formação de preços

ABCS debaterá o assunto em reunião com afiliadas estaduais nesta quinta-feira (02/02), em Belo Horizonte (MG).

Redação SI (31/01/06) A Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) discutirá nesta quinta-feira (02/02) uma forma de intervir na formação de preços do setor. Uma reunião entre os presidentes das associações estaduais e da ABCS será realizada em Belo Horizonte (MG). Nela, a associação brasileira defenderá a adoção de medidas coordenadas pelas afiliadas estaduais para evitar que a ausência de informação sistematizada contribua para a queda dos preços.

 

Para Rubens Valentini, presidente da ABCS, tem prevalecido no mercado uma percepção dirigida pela sensação do produtor de que na semana seguinte a situação poderá ser ainda pior. Em sua avaliação, seria inexplicável os suinocultores paranaenses estarem vendendo o produto a R$ 1,20. Não houve aumento de oferta entre dezembro e janeiro e os valores seriam os resultados da especulação em torno da possibilidade de fechamento do mercado russo.

 

Diante disto, será proposto na reunião negociações em bloco. “Nós já temos competência instalada dentro do sistema ABCS, entre as próprias lideranças do mercado, para coletar dados confiáveis capazes de oferecer ao suinocultor uma leitura mais apropriada do que está acontecendo”, afirma Valentini. No encontro, cada associação estadual apresentará sua visão sobre os principais fatores na formação dos preços primários do setor.