Redação (11/06/2008)- Começou há pouco, no Rio de Janeiro, a 15ª Reunião Interamericana em Nível Ministerial sobre Saúde e Agricultura, a RIMSA 15. O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Inácio Kroetz, representa o ministro Reinhold Stephanes neste primeiro dia do encontro.
O secretário espera as recomendações do RIMSA 15 possam ser implantadas de forma concretas. “Acredito que as discussões farão a diferença nas políticas públicas nos âmbitos regional, nacionais para um futuro melhor na saúde, humana e animal, e para o desenvolvimento rural dos povos”, enfatizou.
A diretora da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), Mirta Roses, lembrou que, na edição anterior da RIMSA realizada no México, em 2005, o mundo tomava conhecimento da ameaça da gripe aviária. Naquela época, de acordo com Roses, começaram os preparativos para prevenir que a entrada da doença nas Américas. “Os resultados das ações dos ministros de Saúde e Agricultura na RIMSA 14 são visíveis hoje, pois não houve transmissão do vírus H5N1 no continente”, comemorou.
A mais alta autoridade da Opas, organizadora do evento, afirmou que, nesta edição da RIMSA, o problema é a crise alimentar aliada à mudança climática. Segundo Roses, isso ameaça os avanços sanitários no mundo. “É preciso que agricultura e saúde realizem adequações e mudanças para prevenirmos e mitigarmos as conseqüências do clima” recomendou.
Na programação desta quarta-feira (11), Inácio Kroetz falará sobre a saúde e a produção animal no Brasil e na América do Sul, no Fórum Agro-Saúde. Estão previstos ainda, temas como a crise mundial de alimentação, que será abordada pelo representante regional da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano, e a segurança alimentar e a inocuidade de alimentos.
RIMSA 15 – “Agricultura e Saúde: Aliança pela Eqüidade e Desenvolvimento Rural nas Américas” é o tema da RIMSA 15, fórum dos ministros de Agricultura e Saúde de 35 países do continente americano, no Rio de Janeiro.
Nesta quinta-feira (12), último dia do encontro, os ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes, e da Saúde, José Gomes Temporão, representam o Brasil na Reunião de Ministros, às 14 horas.