Redação AI (17/02/06) – O ministério da Agricultura da França anunciou nesta sexta-feira que um cisne encontrado morto perto da cidade de Lyon, no leste do país, está passando por testes para verificar se ele estava contaminado pelo vírus da gripe aviária.
” Os testes estão sendo realizados. Ainda não temos os resultados, que devem estar prontos à tarde”, disse um porta-voz do ministério à agência de notícias Reuters.
Segundo as autoridades locais, o cisne foi encontrado morto na terça-feira em uma estrada ao sul de Lyon e encaminhado para as autoridades sanitárias, que estão realizando os testes.
Segundo a agência France Presse, mesmo que os testes iniciais confirmem a presença do vírus da gripe aviária no cisne morto, mais exames serão necessários posteriormente para verificar se o tipo do vírus é o H5N1, responsável por 91 mortes na Ásia desde 2003.
Prevenção
As autoridades francesas ordenaram que todas as aves de criação e domésticas sejam mantidas em lugares fechados, para prevenir a contaminação por pássaros selvagens contaminados pelo vírus da gripe aviária.
A França é o maior produtor avícola da Europa, além de uma importante rota para as aves migratórias no continente.
Na Europa, a presença do vírus H5N1 já foi identificada até agora na Áustria, na Bulgária, na Croácia, na Alemanha, na Grécia, na Itália, na Romênia, na Eslovênia, na Ucrânia e na parte européia da Rússia. Quase todos os casos envolviam cisnes selvagens migratórios.