Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Frigorífico deve gerar cerca de 6 mil empregos em MT

Com a boa notícia da Sadia, que irá instalar duas novas unidades no Estado, diversas vagas na área agropecuária serão oportunizadas.

Redação SI (27/01/06) – Uma reunião no gabinete da secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi, discutiu, na manhã de hoje, a geração de cerca de nove mil vagas de emprego até 2009 na região de Mato Grosso. A boa notícia veio da Sadia, que irá instalar duas novas unidades no Estado, sendo uma em Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá) e outra no Município de Campo Verde (131 km ao sul de Cuiabá).

Estiveram presentes na reunião o gerente dos dois projetos da Sadia, Nadir José Cervelin, a parceira de negócios de recursos humanos dos dois projetos da indústria, Ana Claudia Fernandes, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino José Franz, o secretário-adjunto de Trabalho e Emprego da Setecs, Macário Peres, a superintendente do Sine/MT, Ivone Rosset, e o presidente do Centro de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso (Ceprotec), Luis Fernando Caldart.

” A indústria veio pedir o apoio do Estado na intermediação e qualificação dessa mão de obra. Precisaremos qualificar trabalhadores para atuar nessas indústrias e, posteriormente, fazer o recrutamento dessas pessoas. Já na fase de construção, precisaremos de aproximadamente duas mil pessoas trabalhando. Sem contar com os seis mil empregos diretos que serão gerados somente para o trabalho na indústria”, frisou Nadir José Cervelin.

A partir da instalação da indústria serão oportunizadas vagas para diversas áreas como agropecuária, manipulação de alimentos, técnicos de refrigeração, técnicos em segurança do trabalho, veterinários, engenheiro agrônomo, engenheiro de alimentos, entre outros.

Para a secretária Terezinha Maggi, a instalação das novas unidades industriais é uma excelente oportunidade para reduzir o desemprego no Estado. “A Setecs coloca-se a total disposição para ajudar na qualificação desses profissionais. Uma equipe do Sine irá até esses Municípios fazer um levantamento nas localidades, no qual será verificada a mão-de-obra disponível e o que precisa ser feito para promover a qualificação de trabalhadores. Buscaremos, inclusive, todas as parcerias necessárias para capacitar esses futuros profissionais”, ressaltou.

O Ceprotec será um dos parceiros na qualificação de profissionais. “No caso de cursos que ainda não temos, buscaremos técnicos para ministrar esses treinamentos. Recentemente formamos uma turma de técnicos em segurança do trabalho no Município de Alta Floresta. Esses trabalhadores estão à espera de uma vaga no mercado de trabalho e esta pode ser a oportunidade que esperavam”, contou Luis Fernando Caldart.