Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gato morre de gripe aviária na França

Preocupação com relação aos humanos aumenta.

Redação AI 01/03/06- A forma mais agressiva de gripe aviária foi identificada em um gato na Alemanha. É o primeiro caso de infecção de um mamífero pelo vírus H5N1 na Europa. O gato foi localizado morto no fim de semana na ilha de Ruegen, costa do Mar Báltico, ao norte da Alemanha.

Mais de 100 aves silvestres foram infectadas pela variante mais do letal do vírus em Ruegen, desde o primeiro registro, em 14 de fevereiro. Uma das hipóteses é que o gato tenha comido parte de um pássaro infectado, seguindo um padrão de transmissão já detectado em grandes felinos na Ásia, segundo Thomas Mettenleiter, chefe do Instituto Friedrich Loeffler.
Recentes experimentos conduzidos pelo virologista Albert Osterhaus, da Universidade Erasmus, em Roterdã, Holanda, já tinham demonstrado que gatos domésticos também são suscetíveis à influenza aviária (Nature 439, 16 de fevereiro).

Mettenleiter insiste, porém, que não há perigo para humanos, pois não há casos documentados de transmissão do H5N1 de um gato para uma pessoa. Autoridades locais, porém, estão pedindo que donos de animais de estimação mantenham seus bichos trancados em casa, como precaução. Também destoando de Mettenleiter, Maria Cheng, porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou que não há informação suficiente sobre como a doença é transmitida para que se tenha certeza de qualquer coisa.

O mesmo artigo da revista “Nature” que mencionou as pesquisas de Osterhaus divulgou um estudo realizado em 2005 pelo Instituto Nacional de Saúde Animal de Bangcoc, capital da Tailândia, em que foram testados 629 cães e 111 gatos no distrito de Suphan Buri, região central do país. Da amostra, 160 cães e 8 gatos tinham anticorpos para o H5N1, indicando que estavam infectados, ou tinham sido infectados no passado.

O resultado foi considerado preocupante pelos especialistas. O governo sueco declarou hoje que identificou os primeiros casos de uma “forma agressiva de gripe aviária”, que provavelmente será confirmada como aquela causada pelo H5N1. Dois patos selvagens foram localizados mortos na costa do Mar Báltico, nas proximidades do porto de Oskarshamn.

O governo russo confirmou que uma granja inteira da região de Krasnodar foi devastada pela gripe aviária – e não pela doença de Newcastle, como se acreditava. Cerca de 100 mil frangos foram sacrificados. Um grupo de médicos alemães fez ontem uma simulação de emergência com a população para caso de desastres químicos, nucleares ou biológicos.

Suécia

A Direção Geral de Agricultura da Suécia confirmou ontem que detectou o vírus da gripe aviária em dois patos que apareceram mortos na região de Oskarshamn, sudeste do país. Em dois dos quatro animais analisados na noite de segunda-feira no Instituto Nacional de Medicina Veterinária (SVA) de Uppsala se encontrou, pela primeira vez na Suécia, uma forma agressiva do vírus, que provavelmente é a mesma que circulou pela China e Rússia, informaram as autoridades deste país escandinavo.