Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Governo de Alemanha aguarda propagação da gripe aviária em todo o país

Ministro Alemão diz que a gripe ainda permanecerá no país e deve se propagar para outras regiões.

Redação AI (22/02/06)- O ministro alemão da Agricultura e Proteção ao Consumidor, Horst Seehofer, prevê que o vírus da gripe aviaria permanecerá “por algum tempo” na Alemanha e se propagará “para outras regiões” do país.

“Teremos que viver por algum tempo com o vírus”, disse Seehofer ao jornal regional Passauer Neuse Presse. Ele acrescentou que aguarda que o vírus se propague com as aves silvestres para outras regiões do país.

A comissão de Agricultura do Parlamento Federal (Bundestag) discutirá esta quarta-feira medidas de proteção a adotar durante uma reunião extraordinária em Berlim.

O presidente da Conferência de Ministros Regionais da Agricultura da Alemanha, Gerry Kley, vai propor garantir aos outros países da União Européia (UE) o acesso a uma parte da reserva alemã de medicamentos antivirais com o objetivo de conter a propagação da epidemia no caso de uma eventual transmissão entre seres humanos.

Até o momento, 103 aves silvestres, portadoras do vírus H5N1 da gripe aviária, morreram na Alemanha.

Com exceção de dois casos, todas as demais aves mortas foram encontradas na ilha de Ruegen (nordeste), no mar Báltico, onde foi decretado o estado de catástrofe.