Redação (09/06/2008)- O governo do Estado prepara um programa estruturante para a sanidade animal. A expectativa é lançar o pacote na segunda quinzena de julho. O secretário da Agricultura, João Carlos Machado, garantiu a aplicação de recursos para que haja avanços sanitários no rebanho gaúcho. O diretor do Departamento de Produção Animal, Dagoberto Bueno, afirma que, entre as ações previstas, está o aporte de R$ 1 milhão para a conservação dos prédios da Secretaria da Agricultura (Seappa), que abrigam as Inspetorias Veterinárias e Zootécnicas (IVZs) nos municípios.
Ele lembra que algumas medidas já estão em andamento, mas todas devem ser implementadas até 2010. O processo de informatização das inspetorias está em fase de implantação, com equipamentos instalados a serem conectados à internet. De outro lado, Bueno destaca o interesse em abrir concurso público nos próximos anos para contratar agentes administrativos e 40 novos veterinários para a secretaria.
A Seappa pretende ainda lançar um segundo projeto estruturante, voltado à rastreabilidade e certificação. No entanto, em um primeiro momento, a prioridade será a sanidade. A questão da rastreabilidade, conforme Machado, está atrelada a mudanças que devem ocorrer em breve no Sisbov, mas que ainda tramitam no Congresso Nacional. Apesar da expectativa dos pecuaristas e dos frigoríficos quanto a uma resposta do governo estadual sobre a proposta de criação do Fundo Rastreabilidade, o assunto também ficou para um segundo momento.
A sugestão foi apresentada pela Farsul, Sicadergs e Fetag ao governo gaúcho e prevê o diferimento de parte do ICMS pago pelos frigoríficos do Agregar. O presidente do Sicadergs, Ronei Lauxen, afirmou que o setor ainda aguarda uma resposta. "O fundo resolveria a questão do custeio da rastreabilidade", propôs.
Governo do RS prepara plano de sanidade
Secretaria da Agricultura prevê verba de R$ 1 milhão para reforma de inspetorias veterinárias.