Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Grã-Bretanha anuncia sexto caso de Gripe Aviária

Um cisne infectado foi encontrado na mesma área dos outros cinco casos anteriores.

Redação (28/01/2008)- O sexto caso de gripe aviária em um cisne foi confirmado no sul da Grã-Bretanha neste sábado, informou o Ministério da Agricultura britânico. A Secretaria de Meio-Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais (Defra, na sigla em inglês) disse em comunicado que o cisne infectado foi encontrado na mesma área dos outros cinco casos anteriores.

"Isso não foi inesperado e nossa vigilância intensificada das aves silvestres na área continua, incluindo patrulhas para buscar por aves mortas", afirmou a Defra. "No momento não há evidências para sugerir uma propagação da doença sobre a população de aves silvestres e também não há evidência de propagação do vírus em aves domésticas", acrescentou.

Em 10 de janeiro, o ministério informou que três cisnes silvestres infectados pelo vírus morreram em Dorset. O primeiro caso britânico de gripe aviária foi em um cisne encontrado morto em Cellardyke, na Escócia, em 2006. Desde 2003, o vírus H5N1 já matou 221 pessoas no mundo e milhões de aves foram mortas pelo vírus ou por medidas de prevenção.