Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gripe aviária pode ter matado 6.000 frangos na China

As autoridades veterinárias suspeitam da formação de um novo foco de gripe aviária.

Redação AI (02/03/06)- Ao menos 6.000 frangos morreram em uma fazenda da Província de Cantão (sul da China), onde as autoridades veterinárias suspeitam da formação de um novo foco de gripe aviária, informou nesta quinta-feira o governo local.

Autoridades analisam como primeira hipótese a infecção por um parasita chamado coccídeo, mas não descartam a presença do vírus H5N1, apontou um comunicado da Rede de Segurança Alimentar da Província de Cantão, citado hoje pelo jornal “South China Morning Post”.

A epidemia foi revelada há poucos dias pela imprensa de Hong Kong, que falou em até 9.000 aves mortas.

O fato de as mortes terem ocorrido ao longo de várias semanas pode indicar que não se trata de gripe aviária, pois o vírus H5N1 é transmitido de uma forma mais rápida, mas a notícia deixou em alerta as autoridades da Província de Cantão e de Hong Kong.

Números

Na China, onde a gripe aviária causou a morte de mais de 22 milhões de aves –devido ao vírus ou sacrificadas– desde o dia 2 de fevereiro não foram detectados novos casos em aves.

No entanto, no último final de semana, foram detectados dois novos casos em humanos –uma menina de 9 anos e uma mulher de 26–, elevando o número de pessoas infectadas na China para 14, das quais 8 morreram.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), foram registrados em todo o mundo 174 casos em humanos, dos quais 94 morreram em sete países– Camboja, China, Indonésia, Iraque, Tailândia, Turquia e Vietnã.