Redação AI (02/03/06)- “A carne de aves colocada no mercado é totalmente controlada do ponto d e vista sanitário e higiénico”, afirmou Nobre Gonçalves, garantindo que o Governo tomou as medidas necessárias para evitar o aparecimento da gripe das aves em Portugal.
O secretário de estado do Desenvolvimento Rural falava aos jornalistas no final da inauguração da AGRO 2006, 39. Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, que decorrerá até domingo no Parque de Exposições de Braga.
O secretário de estado salientou que Portugal foi o primeiro país na Europa a aplicar as medidas preventivas da gripe das aves preconizadas pela União Europeia, “de forma a impedir que o vírus possa atingir os aviários industriais” .
Apelou aos pequenos agricultores que criam aves domésticas em capoeira ou ao ar livre para que tomem precauções, no sentido de evitar o contacto de galináceos com aves selvagens ou migratórias.
No final da visita à feira, onde ouviu queixas de vários agricultores, Rui Nobre Gonçalves referiu que o Governo tomou várias medidas para diminuir o impacto do mau ano agrícola de 2005, nomeadamente a importação de países de Leste , a baixo custo, de cereais para rações.
Manifestou-se positivamente surpreendido com os produtos expostos no certame, o que o levou a instar os empresários agrícolas a continuarem a apostar na qualidade e em estruturas de distribuição.
A AGRO tem 183 expositores portugueses e 130 estrangeiros, das áreas da alimentação (42), artesanato, bebidas e diversos (75 ao todo), equipamentos (12 0), informática/livros (dez), maquinaria (111), pecuária (11) e serviços (32).
Como complemento, realizam-se o “Salão do Vinho”, uma “Mostra de Agricultura Biológica”, o “Salão do Kiwi”, e um “Salão de Utilidades”.
No domingo, último dia da iniciativa, realiza-se o XVIII Concurso Nacional da Raça Barrosã e o Concurso Pecuário das Raças Autóctones, as raças galega, arouquesa e maronesa.
Nobre Gonçalves visitou o certame acompanhado pelo presidente da Câmara de Braga, Mesquita Machado, o Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, o presidente da Região de Turismo Verde Minho, Henrique Moura e do administrador do Parque, Jorge Cruz.