Redação (02/04/2008)- As atividades, componentes do Projeto em Rede da Embrapa “Desenvolvimento de tecnologias agroindustriais para obtenção de biocombustíveis derivados de óleos vegetais”, são a continuidade de avaliações já realizadas em 2007 com dendê e mamona, nas regiões Norte e Nordeste, respectivamente.
Conforme Cláudio Buschinelli, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e um dos coordenadores do curso, o processo de avaliação envolve duas abordagens complementares. De um lado, o entendimento dos impactos socioambientais na cadeia produtiva da oleaginosa segundo a visão dos atores sociais diretamente envolvidos e de outro, a avaliação do desempenho ambiental de um estabelecimento rural dedicado à produção da soja, visando auxiliar sua gestão ambiental dentro de critérios de sustentabilidade produtiva.
O Estado do Paraná destaca-se no cenário nacional de produção de óleos vegetais, como a soja, importante para a geração de biodiesel. Assim, explica Buschinelli, é fundamental capacitar parceiros e representantes dessa cadeia produtiva nas questões relacionadas aos seus impactos ambientais.
O curso é destinado a produtores, agroindústrias, instituições de pesquisa, extensão, desenvolvimento e capacitação, gestores públicos envolvidos com a cadeia produtiva da soja.