Redação (20/01/2006) – Uma missão composta por seis técnicos da União Européia chega ao Brasil neste fim de semana para visitar propriedades rurais e frigoríficos nos estados do Mato Grosso do Sul e Paraná, onde se registraram focos de febre aftosa.
A missão, chefiada por Antonio Rosinha, tem por objetivo verificar o trabalho que vem sendo desenvolvido para erradicação dos focos e as condições de certificação. O roteiro da missão, que deverá ser definido na segunda feira (23/01) prevê também uma visita ao laboratório de diagnósticos de Porto Alegre, da qual participarão técnicos do Lanagro de Belém.
Segundo o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Caetano Júnior, esta é a primeira missão da União Européia a visitar o Brasil após o registro dos focos de aftosa nos dois estados, que levaram a UE a suspender as importações da carne do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Os técnicos europeus devem encerrar seus trabalhos no Brasil dia três de fevereiro próximo.