Redação (20/05/2008)- Uma estimativa preliminar mostra que 4 milhões de acres agricultáveis (o equivalente a 1,6 milhão de hectares) foram afetados pelos alagamentos que tomaram o Meio-Oeste americano nos últimos dias. O cálculo foi divulgado nessa quinta-feira (19) pelo secretário de Agricultura, Ed Schafer, após uma visita a áreas devastadas no Estado de Iowa.
Schafer enfatizou que as lavouras de milho foram tomadas e estão com seu desenvolvimento atrasado. Pecuaristas também foram afetados, embora alguns tenham conseguido levar seus animais para áreas mais altas. A viagem para Iowa, ao lado do presidente George W. Bush, deu a Schafer "um boa medida da devastação" enfrentada pelos agricultores.
O subsecretário de Agricultura, Chuck Conner, afirmou que os agricultores receberão apoio financeiro do governo a fim de aliviar os prejuízos provocados pelas águas. Segundo Conner, o Departamento de Agricultura (USDA) pode adiantar o pagamento de até 22% dos US$ 5 bilhões em subsídios diretos concedidos anualmente. As informações são da Dow Jones.