Redação (24/06/2008) – O Frigorífico Itabom, com sede em Itapuí, constrói o primeiro incubatório da região de Bauru para produção de pintos. Conforme o JC já adiantou, o empreendimento será implantado em Pederneiras (26 quilômetros de Bauru) com investimentos de R$ 12 milhões, aproximadamente. De acordo com a assessoria de comunicação da empresa, a obra estará concluída em dezembro e deverá gerar cerca de 120 empregos diretos.
O incubatório está sendo construído em uma área de 48 mil metros quadrados, na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), nas proximidades do trevo de acesso a Macatuba, no município de Pederneiras. A área, concedida pela Prefeitura de Pederneiras, logisticamente foi considerada ideal para a empresa, já que as granjas fornecedoras de frangos estão localizadas naquela região.
Os equipamentos que serão utilizados no incubatório serão importados da Holanda. São máquinas com tecnologia de ponta para chocar os ovos. Segundo a assessoria de comunicação da empresa, os equipamentos foram importados da Holanda porque ainda não existem máquinas semelhantes no Brasil.
Quando pronto, o incubatório terá capacidade para produzir 4,2 milhões de ovos por mês, que gerarão cerca de 3,6 milhões de pintos no mesmo período. A linha de produção automatizada da Itabom, em Itapuí, abate atualmente cerca de 150 mil frangos por dia e gera mais de 2 mil empregos diretos no município, o que corresponde a 20% da população.
Para o incubatório que está sendo construído em Pederneiras, estima-se que serão gerados cerca de 120 empregos diretos. Atualmente, os pintos fornecidos pela Itabom às granjas produtores de frango são comprados de seis fornecedores. Com o empreendimento, a empresa passa a produzir seus próprios pintos e deixa de comprar dos fornecedores.
A redução de custos e o maior controle sanitário da produção foram apontados como fatores determinantes para a construção do incubatório. Na ocasião do anúncio do empreendimento, no final do mês de março último, o diretor-presidente da Itabom, o empresário Pedro Luiz Poli, afirmou que a empresa será a pioneira no rastreamento da qualidade de produção. “Desde a galinha que bota o ovo até o frango que chega ao consumidor, uma inovação no mercado nacional”, disse.
A iniciativa do empresário em investir da economia de Pederneiras fez com que a Câmara Municipal concedesse ao empresário o título de cidadão pederneirense. A honraria foi entregue em solenidade recente.
A solenidade contou com a presença dos vereadores, da prefeita Ivana Maria Bertolini Camarinha (PV), familiares do empresário, clientes e fornecedores da empresa.
Investimentos de R$ 12 milhões no interior de SP
Pederneiras (SP) abrigará primeiro incubatório de aves da região de Bauru.