Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Iraque quer comprar mais alimentos do Brasil

O ministro iraquiano afirmou que seu país distribui oito milhões de toneladas de alimentos por ano.

Redação (17/06/2008)- Em visita ao Brasil, o ministro do Comércio do Iraque, Abdul Falah Al Sudani, disse nessa segunda-feira que seu país deve ampliar a compra de alimentos do Brasil. Ele reuniu-se, em São Paulo, com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge, com quem discutiu o comércio bilateral entre Brasil e Iraque.

O ministro iraquiano afirmou que seu país distribui oito milhões de toneladas de alimentos por ano. São 30 milhões de cestas básicas por mês e, deste total, 80% são importadas.

Ele disse, ainda que a venda de produtos brasileiros ao Iraque somou US$ 150 milhões de janeiro a abril deste ano e que seu país quer incluir veículos nacionais nesta pauta.

Nesta terça-feira, Abdul Falah Al Sudani tem encontro como o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, quando deverá informar que o congresso iraquiano nomeará em breve o embaixador do Iraque em Brasília. Além disso, pedirá a Amorim para que a missão brasileira que visitará o Oriente Médio, ainda em 2008, visite também o Iraque.