Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Japão vacinará milhares contra a gripe aviária

O país se tornará o primeiro do mundo a vacinar milhares de funcionários públicos contra a gripe aviária antes de uma disseminação em larga escala da doença.

Redação (16/04/2008)- Nos próximos meses, seis mil trabalhadores dos setores de saúde e de imigração serão vacinados. E as autoridades japonesas dizem que o programa pode ser estendido para incluir outros milhões de funcionários.

Segundo a OMS, a gripe aviária causou a morte de 240 pessoas em todo o mundo desde 1993, mas nenhuma delas no Japão.

O correspondente da BBC em Tóquio Chris Hogg diz, no entanto, que o governo japonês teme que uma explosão da doença em outro país asiático poderia se espalhar rapidamente e provocar conseqüências desastrosas no Japão, que tem um dos territórios mais densamente povoados.

Segundo Hogg, o Japão é provavelmente o único país asiático com recursos para adotar uma medida desse tipo.

O Japão tem, em estoque, 20 milhões de doses de vacina contra a gripe aviária para serem usadas depois de uma explosão da doença.

A vacina foi fabricada usando a variante letal do vírus, a H5N1, coletada em Vietnã e Indonésia.

Mas Chris Hogg diz que a Organização Mundial da Saúde não parece convencida de que o plano melhorará as chances de o Japão resistir a uma grande epidemia, descrevendo a medida como uma "grande manipulação dos dados".

Isso porque não se sabe qual a variedade de gripe aviária que pode provocar uma pandemia entre seres humanos.