Redação (24/03/2008) – Mais um laboratório, passa, a partir de hoje, a integrar o sistema oficial de análises de produtos de origem animal. Em portaria publicada nesta quinta-feira (20), no Diário Oficial da União (DOU), o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Inácio Kroetz, autorizou o credenciamento do Centro de Diagnóstico de Sanidade Animal (Cedisa), laboratório publico, localizado na Vila Tamanduá, em Concórdia (SC). A medida faz parte da política estratégica do Mapa de descentralização dos exames de rotina, hoje realizados pelos Laboratórios Nacionais Agropecuários – Lanagros.
As análises que serão executadas pelo Cedisa estarão publicadas no site do Ministério e incluem alguns exames necessários para a certificação de granjas avícolas exportadoras de material genético.
Com o credenciamento, o Lanagro/SP diminuirá as análises de rotina executadas até hoje e poderá se preparar para uma produção estratégica de insumos de referência para o diagnóstico da influenza aviária. Sua ocorrência na avicultura brasileira causaria impacto na saúde pública e perdas econômicas expressivas já que o setor emprega direta e indiretamente quatro milhões de brasileiros.
O Brasil é o maior exportador de carne de frango e o segundo maior produtor. Entre janeiro e novembro de 2007, foram produzidos 9,36 milhões de toneladas de carne de frango no País. As exportações chegaram a 2,98 milhões de toneladas, o que ocasionou uma receita de U$ 4,45 milhões.