De acordo com o coordenador de Sanidade Vegetal da Adapec, Raimundo Mariano, além de inspecionar as propriedades para verificar a existência da ferrugem da soja nas plantações, a suspeita de outros tipos de doenças também serão averiguadas. “Estaremos esclarecendo os produtores sobre as doenças e distribuindo lupas de alta definição para a identificação da ferrugem, principal praga da soja”, comentou o coordenador.
Caso sejam encontradas inconformidades nas lavouras ou qualquer tipo de suspeita de doenças, serão coletadas amostras para avaliação laboratorial.
Além disso, a ação será realizada em conjunto com a SFA, Seagro e IBGE, para que todos os órgãos envolvidos possam conhecer ainda melhor os dados sobre a cultura, que tem relevância econômica noTocantins.
A inspeção começa nesta terça-feira, dia 26-2, e vai até sexta-feira, dia 29-2. Serão visitadas cerca de 20 propriedades, localizadas nos municípios de Porto Nacional, Sivanópolis, Santa Rosa, Dianópolis, Natividade e Mateiros, além das lavouras na Chapada das Mangabeiras.
A soja encabeça a lista de produção agrícola do Tocantins. Em 2007, a produção foi de 713,29 mil toneladas de soja, enquanto a de arroz foi de 413,78 mil ton e de milho 231,20 mil ton. A área plantada, incluindo soja de sequeiro e subirrigada na safra 2007/2008, teve um aumento de 7,8% em relação a safra anterior.