Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Levantamento indica safra recorde de 143,3 milhões de toneladas

O Brasil tem evoluído nas sementes de qualidade e, com preços remunerativos, coloca insumos suficientes para se ter o máximo de produtividade e de renda na mesma área cultivada.

Redação (10/06/2008)- No anúncio do 9º levantamento da safra de grãos, realizado nesta segunda-feira (9), em Brasília, o secretário-executivo, Silas Brasileiro, explicou alguns fatores que contribuíram para mais uma safra recorde de 143,3 milhões de toneladas. “Esse resultado deve-se à evolução nas áreas de pesquisa, ciência, tecnologia e conhecimento. Temos evoluído nas sementes de qualidade e, com preços remunerativos, temos colocado insumos suficientes para que possamos ter o máximo de produtividade e de renda na mesma área cultivada.”

Em relação à produção de café, o secretário-executivo disse que o governo se preocupa com bons preços, que possam cobrir efetivamente o custo e gerar renda para o produtor. “Hoje o setor cafeeiro emprega mais de 8,4 milhões de pessoas e a nossa missão é não provocar o aumento de preços, que devem se situar em torno de 300 reais a saca de café”, completou.

De acordo com o coordenador-geral de Cereais e Culturas Anunais, da Secretaria de Política Agrícola (SPA), Sílvio Farnesi, há possibilidade de crescimento da produção de trigo no Centro-Oeste, em áreas irrigadas e na região Sul. “A nossa expectativa é de que, em 2010, estejamos com 60% da produção para o mercado interno, o que equivale a cerca de seis milhões de toneladas. Para alcançar a meta, o governo fez reajuste no preço-mínimo de garantia do trigo, está liberando R$ 1,2 bilhão para financiamentos de custeio, mantendo o seguro agrícola para dar tranqüilidade ao produtor e revendo a portaria de classificação dessa cultura para facilitar as operações de mercado”, explicou.