Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Lista revela 16 empresas paranaenses que vendiam água por carne

Ao todo, 77 estabelecimentos instalados em vários estados brasileiros compõem a relação de estabelecimentos autuados por excederem o índice de absorção de água em carcaças de aves.

Redação (28/05/2008)- Nos últimos três anos, 16 empresas do Paraná foram autuadas por venderem água congelada como carne de frango aos consumidores. A listagem, divulgada ontem pelo site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), apontava até 14,31% do peso do frango congelado, vendido no Paraná, como sendo de apenas água. A legislação permite que até 6% do peso da carcaça seja de água.
A listagem continha estabelecimentos de renome nacional, como Sadia e Perdigão. Ao todo, 77 estabelecimentos instalados em vários estados brasileiros compõem a relação de estabelecimentos autuados por excederem o índice de absorção de água em carcaças de aves.

No Paraná foram encontradas irregularidas nas carcaças de frangos congelados vendidas pelos abatedouros Gonçalves e Tortola Ltda., Cooperativa Agroindustrial (Copavel), C. Vale Cooperativa Agroindustrial, Anhambi Alimentos, Jaguafrangos Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., Seara Alimentos, Frangos Pioneiro Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., Sadia S.A., Kaefer Avicultura Ltda., Comaves Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., Avícola Core-Etuba Ltda., Sadia S.A.,  DaGranja Agroindustrial, Ltda., Cooperativa Agroindustrial Consolata (Copacol), Frango DM Indústria e Comércio de Alimentos Ltda.
Essas empresas autuadas, desde 2005, foram obrigadas a desenvolver o Programa de Prevenção e Controle de Adição de Água aos Produtos, conforme o previsto pelo Programa de Combate à Fraude por Adição de Água em Carcação de Aves, iniciado em 2000.