Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Lula diz que "o mundo vai se curvar" ao etanol brasileiro

Há meses o Presidente vem travando uma discussão internacional a favor do produto brasileiro.

Redação (30/06/2008)- Reforçando a defesa em torno do biocombustível nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste domingo acreditar que o mundo vai "se curvar" diante da tecnologia dos combustíveis renováveis produzidos no país. Durante cerimônia de lançamento do novo carro Gol, da Volkswagem, Lula misturou o assunto e lembrou que hoje quase 100% da frota é feita para utilização simultânea de álcool e gasolina.

– Haverá um momento em que o mundo irá se curvar aos combustíveis renováveis, e aí o Brasil poderá vender muito mais carros produzidos no país – disse ele, lembrando que esteve naquela montadora, em 2003, para lançar o modelo flex fuel.

Há meses Lula vem travando uma discussão internacional a favor do etanol brasileiro. Segundo ele, tal tecnologia vai ajudar a impulsionar a economia do país.

– Quanto mais a indústria cresce, mais crescem as concessionárias, empregos, se tem mais salários, mais consumidores, mais empregos e assim passamos a viver um ciclo virtuoso, que quem ganha é o Brasil, as empresas e os trabalhadores – disse Lula, a uma platéia de 10 mil funcionários que lotaram uma arena montada especialmente para o evento no pátio externo da empresa.

Pouco antes, Lula conheceu o novo modelo da Volks. Ao lado do presidente da montadora no Brasil, Thomas Schmall, e de oito funcionários, o presidente ajudou a tirar o pano que escondia o automóvel. Diante dos jornalistas, entrou no veículo e posou para fotos.

Já na arena, Lula assistiu apenas aos discursos, deixando o local pouco antes dos shows de diversos artistas conduzidos pelo apresentador Luciano Huck.

Acompanhado do ministro Miguel Jorge (Desenvolvimento), além dos senadores petistas Eduardo Suplicy e Aloizio Mercadante, além de deputados e sindicalistas, o presidente elogiou o trabalho dos engenheiros brasileiros na fabricação do novo GOL.