Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mais um frigorifico será instalado em Guarantã do Norte

"Frigorífico Filhos do Sol" fará abates de suínos e bovinos no Mato Grosso.

Redação (11/03/2008)- O município de Guarantã do Norte deverá receber ainda este ano, um segundo frigorífico, este além do abate de bovinos também realizará o abate de suínos, denominado "Frigorífico Filhos do Sol", será instalado na BR 163 KM 739.  A elaboração do projeto está sob a responsabilidade técnica do escritório de consultoria Ecovet. Durante o período chuvoso foi realizado o reflorestamento da área, conforme exigências do PRAD (Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas) para a liberação da LAU (Lei Ambiental Única). 

O "Frigorífico Filhos do Sol", surgiu de uma parceria entre os empresários Antônio Cozer e Agostinho Fin (Brizola), liderada pelo pecuarista Marco Aurélio Moscozamigna. A parceria entre estes empresários já existe no manejo florestal, agora incentivados pelo prefeito José Humberto decidiram realizar este novo empreendimento.  Marco Aurélio disse, que o inicio das obras está previsto para o final do primeiro semestre deste ano. A capacidade de abate do novo frigorífico será de 500 bovinos ao dia, em três turnos. O frigorífico também está sendo projetado para o abate de 700 suínos por dia.

O empreendedor Marco Aurélio falou, que a implantação do frigorífico é um projeto antigo de seu pai, porém a idéia seria instalar o frigorífico em outra região, mas a somatória do incentivo do prefeito municipal e a parceria com os empresários Antônio Cozer e Brizola foram importantes para a instalação em Guarantã do Norte. A localização e o desenvolvimento da cidade, a existência de um grande rebanho bovino na região e a possibilidade de implantação da suinocultura pelos pequenos e médios produtores também contribuíram para esta decisão.        

O prefeito José Humberto vem procurando oferecer todo apoio possível e legal para a instalação do novo empreendimento. Afirmou que este será um grande investimento, especialmente pela implantação da suinocoltura, que somada ao leite que hoje é a maior geração de renda para os pequenos produtores, irá gerar emprego e dará mais oportunidades, fortalecendo a agricultura familiar. Nova Mutum é o lugar mais próximo onde hoje os suínos são abatidos, portanto a implantação de um abatedouro destes na região atenderá a demanda do mercado regional, bem como absorverá a produção.