Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mapa aprova zoneamento agrícola do milho RS e PR

O zoneamento agrícola de risco climático indica períodos de plantio por município, por tipo de solo e por ciclo de cultivares de forma a minimizar as chances de adversidades climáticas coincidirem com a fase mais crítica da cultura.

Redação (20/05/2008)- Mais duas portarias foram publicadas no Diário Oficial da União, desta quinta-feira (19), aprovando o zoneamento agrícola da cultura do milho nos estados do Rio Grande do Sul e Paraná para a safra 2008/09.

O estado do Paraná é o principal produtor brasileiro de milho, com cultivo em área de 1,37 milhões de hectares e produção de 9,6 milhões de toneladas, na primeira safra 2007/08, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Já o Rio Grande do Sul é considerado um importante estado por sua produção que, de acordo com levantamento da Conab, alcançou 5,47 milhões de toneladas na primeira safra 2007/08.

 O zoneamento agrícola de risco climático indica períodos de plantio por município, por tipo de solo e por ciclo de cultivares de forma a minimizar as chances de adversidades climáticas coincidirem com a fase mais crítica da cultura. Seguindo seus indicativos, existe a probabilidade de ocorrerem 8 anos favoráveis a boas colheitas, em um horizonte de 10 anos.

As Notas Técnicas anexas às Portarias números 113 e 114 apresentam as metodologias utilizadas além de relacionar os municípios que atendem aos parâmetros de risco climático para o cultivo da mandioca nos estados, os tipos de solo e os períodos mais indicados para o plantio.

Mais informações desses indicativos podem ser consultadas também no site do Mapa, www.agricultura.gov.br.