Redação (19/05/2008)- O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou, nesta sexta-feira (16), o Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária. A idéia é usar a educação para promover a sanidade, a inocuidade e a qualidade dos produtos agropecuários e seus derivados. A coordenação do plano fica a cargo da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA).
A Instrução Normativa nº 28, publicada no Diário Oficial da União (DOU), estabelece a promoção de programas e atividades educativo-sanitários em defesa agropecuária de forma articulada com as três instâncias do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, com os Sistemas Brasileiros de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários.
Entre as ações previstas no programa estão cursos de capacitação em educação sanitária e a formação de multiplicadores para disseminar orientações e procedimentos sanitários básicos relacionados a temas específicos de defesa agropecuária.
Os segmentos públicos e privados das cadeias produtivas agropecuárias, da sociedade e de instituições de ensino, extensão e pesquisa terão o apoio do programa, sempre que realizarem atividades de educação sanitária em defesa agropecuária. Além disso, o Mapa vai estabelecer um sistema de informações sobre eventos de educação sanitária em defesa agropecuária em todo o Brasil.
Entendendo o projeto – A educação sanitária em defesa agropecuária é o processo de disseminação, construção e apropriação de conhecimentos, pelos participantes da cadeia produtiva e da população em geral, relacionados com a saúde animal, sanidade vegetal e qualidade dos produtos, subprodutos e insumos agropecuários.