Redação AI (27/01/06) – A partir do edital publicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no dia 19 de janeiro, a Avestro S/A – uma das maiores empresas no segmento da estrutiocultura brasileira, está oficialmente autorizada a exportar a carne de avestruz brasileira. De acordo com o documento Relação de Produtos Autorizados para os Estabelecimentos Brasileiros Exportarem por País, a Avestro é a primeira empresa do segmento da estrutiocultura brasileira a receber esta autorização, que a libera para exportar sua carne e os miúdos in natura de avestruz.
” Nosso frigorífico foi auditado em outubro de 2005 e já havia recebido o parecer positivo do Ministério, porém, apenas agora obtivemos a autorização para exportar. Já estamos nos preparando para atender as demandas que recebemos e embarcar o primeiro contâiner de carne de avestruz brasileira nas próximas semanas”, adianta Giovanni Costa, diretor presidente da Avestro S/A, que complementa que a Avestro já havia recebido pedidos de exportação antes mesmo da liberação ser oficializada pelo Mapa.
A Auditoria
O frigorífico específico para abate de avestruz está localizado em Araçatuba/SP, e foi auditado em outubro de 2005 por uma equipe do MAPA, visando conceder o parecer positivo para liberar a exportação dos cortes do avestruz para o mercado externo solicitado pela Avestro, mais especificamente para os mercados europeu, EUA, Japão e Suíça. “Nossa perspectiva de abate, para o ano 2006, é de cerca de 25 mil aves no total, que abastecerão o mercado interno e externo”, adiantou Giovanni.
Ainda de acordo com Giovanni, foram auditados pelo Mapa os cinco procedimentos principais do frigorífico: BPF (Boas Práticas de Fabricação), POP (Procedimentos Operacionais Padrões), PPHO (Procedimento Padrão de Higiene Ocupacional), APPCC (Análise de Perigo Pontos Críticos de Controle) e CIP (Controle Interno de Pragas). Todos os procedimentos foram aprovados. “É fundamental que o mercado exija um nível de qualidade no abate do avestruz, que tem total influência na qualidade final do produto ao consumidor. E, desrespeitar a qualidade de um produto é desrespeitar todo mercado”, ele reforça, complementando que a Avestro S/A acaba de fechar uma parceria exclusiva com o abatedouro mineiro Pomar S/A, que aumentará a capacidade de produção da Avestro S/A para exportação, já que a Pomar S/A é um abatedouro habilitado para atender a comunidade européia.