Redação (07/03/06) – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) quer intensificar o intercâmbio com o Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).
O estreitamento das relações do Mapa com o organismo internacional foi um dos temas do encontro ocorrido ontem (06/03) entre o ministro Roberto Rodrigues e o diretor-geral da FAO, Jaques Diouf.
Na reunião, Diouf confirmou a presença de uma delegação da FAO na II Conferência Internacional sobre Rastreabilidade de Produtos Agropecuários, que acontece entre os dias 10 e 12 de abril, em Brasília. Rodrigues lembrou a importância da colaboração da FAO nos problemas transfronteiriços que hoje afetam a agricultura, como a febre aftosa e a gripe aviária.
A participação da FAO no controle da mosca-da-carambola também entrou em pauta na reunião. O programa de monitoramento da praga, que teve início há 10 anos no Suriname, teve aporte do fundo.
“O diretor da FAO sinalizou com simpatia à idéia de implementação um trabalho conjunto com o Mapa no controle da mosca-da-carambola”, comentou o secretário interino de Relações Internacionais do Agronegócio, Lino Colsera.
Jaques Diouf aproveitou o encontro com o ministro Roberto Rodrigues para agradecer o fato de o governo brasileiro ter colocado em dia suas contribuições com a FAO.