Redação (14/03/2008)- Uma reunião entre os inspetores europeus e técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Produção (Mapa), nesta quinta-feira (13), em Brasília, marcou o encerramento da visita da missão da União Européia que veio ao Brasil avaliar o Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov), incluindo a auditoria em 27 das 106 fazendas que constam da lista inicial apresentada pelo governo brasileiro àquele bloco.
As auditorias foram realizadas durante 18 dias por inspetores europeus em propriedades habilitadas para exportação de carne bovina in natura. O relatório preliminar da missão sobre a avaliação do Sisbov foi apresentando à Secretária de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa.
“A missão cumpriu seus objetivos, tivemos a cooperação dos serviços veterinários estaduais e do setor privado, principalmente dos produtores cujas propriedades foram auditadas”, afirmou o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz.
Para Kroetz, essa colaboração possibilitou uma auditagem minuciosa e transparente do sistema, o que certamente iria pesar na avaliação das autoridades européias. O secretário confia em uma avaliação positiva e no seguimento das ações que vão permitir a normalização do fluxo de exportação de carne bovina in natura para a União Européia, cumprindo com os requisitos daquele mercado.
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, acredita que em se adotando todas as medidas necessárias o comércio entre o Brasil e a União Européia estará regularizado até o final do ano.