Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Marketing da carne suína será discutido na AveSui 2008

Organizado pela Gessulli Agribusiness em parceria com a ABCS, o Painel de Marketing da Carne Suína reunirá um time de especialistas para debater a reestruturação da comercialização da carne suína no Brasil.

O baixo consumo de carne suína no mercado doméstico é sustentado por uma série de fatores que vão desde a ausência de técnicas mais apuradas de comercialização até a existência de mitos e preconceitos que insistem em acompanhar a carne suína.

Nesse sentido, a AveSui América Latina 2008 será uma oportunidade ímpar para discutir a reestruturação da comercialização da carne suína no Brasil. Organizado pela Gessulli Agribusiness em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), o Painel de Marketing da Carne Suína reunirá um time de especialistas para debater medidas e ações estratégicas para o aumento do consumo de produtos suinícolas no mercado interno brasileiro.

Essa situação, aliás, já vem mudando no Brasil. Capitaneados pela ABCS, o setor produtivo, a indústria e o varejo uniram-se pelo aumento do consumo da carne suína no mercado brasileiro através da campanha “Um novo Olhar Sobre a Carne Suína”. Os resultados têm sido auspiciosos. A nova política nacional de marketing do setor tem conseguido alavancar o consumo de carne suína em diversas regiões do País. 
 

Programação – Dividido em dois grandes blocos, o Painel de Marketing da Carne Suína tem na programação e nos palestrantes seus grandes destaques. “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína: uma revolução em marcha” é o título da palestra que abre os trabalhos do Painel. Nela, o presidente da ABCS, Rubens Valentini, fará uma apresentação dos conceitos e resultados da política nacional de marketing elaborada pela entidade já preparando o debate que se seguirá sobre os passos seguintes da reestruturação da comercialização do setor.

O primeiro painel “O caso Pão de Açúcar, um exemplo do sucesso”, abordará os resultados da campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína” numa das maiores redes de supermercados do País. O grupo Companhia Brasileira de Distribuição (“Pão de Açúcar”, “Extra” e “Compre Bem”) registrou um incremento de vendas de carne suína da ordem de 50% no comparativo entre 2006 e 2005; e de 25%, entre 2007 e 2006, na escala janeiro/setembro. “Esses resultados foram fruto de uma política que priorizou o atendimento das exigências do consumidor brasileiro detectadas em pesquisas de mercado: diminuição dos volumes dos itens oferecidos aos clientes; mais conveniência e praticidade para os consumidores; menos associação com gordura”, explica Valentini. “O painel revela os detalhes dessa estratégia de sucesso e debate o reflexo sobre o mercado dessa atitude do Grupo CBD, que está sendo disseminada pelas 450 lojas da Companhia distribuídas pelo Brasil”, completa o presidente da ABCS.

O painel contará com a participação de Márcio Milan, diretor de Relações Institucionais da Companhia Brasileira de Distribuição (CBD), de Wagner Giommo, gerente de Desenvolvimento do Produto Carne Suína da CBD e de Fernando Barros, diretor de Marketing da ABCS. 

Ações estratégicas – Já o painel “Reestruturação da comercialização da carne suína ações estratégicas e próximos passos da cadeia produtiva” reunirá representantes do governo, da indústria e do varejo para discutir o presente e o futuro da comercialização da carne suína no Brasil. “O sucesso da Campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína” somente foi possível por conta do pano de fundo institucional construído no âmbito do Protocolo de Fomento do Consumo da Carne Suína no Brasil”, comenta Valentini. “Todas as instituições representadas no Protocolo, assinado em julho de 2006, estarão representadas neste debate, que deverá sinalizar os próximos passos destinados a retirar o Brasil da incômoda posição de um dos países com menor consumo per capita de carne suína no mundo”, conclui.  

Edson Lupatini, Secretário Nacional de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; Sussumu Honda, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Pedro Camargo Neto, presidente da Associação Brasileira das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Carne Suína (Abipecs), além de Valentini e Márcio Milan são alguns dos participantes do painel.
 

Serviço

AveSui América Latina 2008
Painel de Marketing da Carne Suína
Data: 14 de maio de 2008 – sala Sambaqui 1
Local: Centro de Convenções CentroSul, Florianópolis (SC)