Redação (31/01/2008)- Adisseo, uma das líderes mundiais do mercado de aditivos para nutrição animal, irá construir uma nova planta de produção de metionina na China, em parceria com sua companhia controladora China National Bluestar. A nova unidade está programada para entrar em operação em 2011. Em paralelo, a Adisseo apresenta um plano de investimentos em suas unidades de produção na Europa. Todas estas iniciativas estão sendo tomadas em antecipação ao contínuo crescimento da demanda global por metionina (um aminoácido essencial, principalmente para alimentação avícola), e tem por objetivo assegurar por longo prazo a competitividade e liderança da Adisseo neste mercado.
Na China, Adisseo e China National Bluestar decidem construir uma nova unidade de produção de metionina. O projeto é o principal foco de desenvolvimento da Adisseo nos mercados asiáticos.
"A nova planta deverá entrar em operação em 2011, quando nossas atuais unidades de produção já deverão operar em seu limite para satisfazer sozinhas a demanda global, e em especial a demanda da China e dos países asiáticos, que irão responder por mais da metade do crescimento global do mercado de metionina no decorrer na próxima década", assinala Gérard Deman, CEO da Adisseo.
O mercado global de metionina deverá continuar a crescer anualmente, em média, 4% até 2015. Este crescimento se dará em sintonia com o aumento da população mundial, que precisará, segundo a United Nations Food and Agriculture Organization (FAO, órgão das Nações Unidas voltado para agricultura e alimentação), de uma produção de cerca de 300 milhões de toneladas de carne por volta de 2015. A avicultura deverá responder por metade do crescimento da produção total de carne, e 40% de toda produção deverá acontecer na Ásia.
Num primeiro momento, a nova unidade terá capacidade anual de produção de 70.000 toneladas. O investimento foi programado para que esta capacidade possa ser dobrada de acordo com a expectativa de crescimento do mercado de carnes. A unidade terá suas operações integradas com as instalações petroquímicas da China National Bluestar, e desta forma será beneficiada com a produção local das matérias-primas que utiliza (propileno, metanol, enxofre etc.).
Localizada próxima a Tianjin, um do maiores portos da China, a nova unidade otimizará a supply chain e será capaz de atender facilmente todo continente asiático. A nova planta se beneficiará do que há de mais avançado em termos de tecnologia e inovações, no campo da produção de metionina, oferecidos pela Adisseo, assim como de todo o know-how industrial da China National Bluestar.
O investimento na nova planta confirma o interesse da China National Bluestar no setor de nutrição animal. Esta provavelmente será a mais competitiva e mais bem localizada unidade de produção de metionina, apta a atender o desenvolvimento da indústria da carne na China e na Ásia.
Ao mesmo tempo, a Adisseo irá investir 20 milhões de Euros nos próximos dois anos em suas unidades de produção na França e Espanha. Estes investimentos atenderão vários estágios da produção, assim como a área de supply chain, num plano global de incremento da capacidade e melhoria da produtividade de toda a sua plataforma de produção na Europa. Em fevereiro de 2007, a Adisseo já havia reforçado suas unidades industriais ao comprar os negócios nas áreas de enxofre e reaproveitamento de produtos da Rhodia, a principal fornecedora de matérias-primas usadas na síntese de metionina.
SOBRE A ADISSEO
O Grupo Adisseo é o terceiro maior fabricante mundial de aditivos e soluções para nutrição animal. O Grupo desenvolve, fabrica e comercializa quatro famílias de aditivos: Rhodimet®, um aminoácido essencial para animais monogástricos (frangos, suínos etc.); Metasmart® e Smartamine®, uma linha exclusiva de metionina para ruminantes; Rovabio®, um complexo multi-enzimático que melhora a digestibilidade das matérias-primas usadas na nutrição animal; e Microvit®, uma ampla gama de vitaminas. Além disso, Adisseo reforçou recentemente seus negócios na área de produtos à base de enxofre (H2S, CS2 e ácido sulfúrico), essenciais para a produção de metionina. A Adisseo emprega 1.200 colaboradores em 140 países e tem três laboratórios de pesquisa e quatro plantas de produção: Commentry e Les Roches-Roussillon (França), Burgos (Espanha) e Institute (EUA). Em 2007, as vendas do Grupo totalizaram 630 milhões de Euros (860 milhões de Dólares), e um incremento de 14%. A Adisseo tornou-se em janeiro de 2006 uma das principais subsidiárias da China National Bluestar – uma das maiores empresas da indústria química da China – com vendas de cerca de 3 bilhões de Euros.
SOBRE A CHINA NATIONAL BLUESTAR
China National Bluestar é, em larga escala de produção, a maior companhia estatal chinesa, sendo especializada e líder no segmento de produtos e especialidades químicas. É subsidiária da Chemchina, o quinto grupo do setor químico da China. China National Bluestar possui 45 subsidiárias, 17 institutos de pesquisa e conta com 37 mil funcionários.