Redação (04/04/2008)- O governo chinês quer barganhar com o Brasil a abertura de seu mercado de carne bovina do País. Pequim coloca como uma das condições da abertura de seu mercado a queda das barreiras sanitárias brasileiras para a importação de aves e carne de frango.
Há poucas semanas, o governo brasileiro concluiu seu estudo sobre a situação sanitária na China e detectou graves falhas. Na Organização Mundial da Saúde (OMS), a China é considerada como um dos focos de Influenza Aviária.
A China é considerada como um dos principais mercados futuros do Brasil em termos de carne. Com a melhoria nas condições de vida da população e a maior renda, o consumo de carne na China vem aumentando.
A procura pela carne brasileira é tão grande que operadores com base em Hong Kong revelam que os poucos lotes que chegam até lá são praticamente "leiloados" para os importadores locais.Pela lei, o Brasil pode exportar carne para Hong Kong.
Mas não para a China. De lá, esquemas de contrabando entre as ilhas no sul da China estão permitindo que a carne consiga chegar até o mercado chinês.
A procura também fez explodir o número de casos de carne brasileira falsificada na China. Hoje, produtores tradicionais como a Sadia ou Perdigão chegam a ter suas marcas falsificadas.
Mesmo com falha sanitária, Brasil pode importar frango da China
Chineses tem interesse no mercado de carnes brasileiro e busca acordo.