Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ministério orienta agricultores, familiares e assentados sobre riscos

Folhetos sobre a gripe aviária começaram a ser distribuídos.

Redação AI (02/03/06)- O Ministério do Desenvolvimento Agrário começou a distribuir folhetos explicativos sobre a gripe aviária, seus riscos, as formas de transmissão e como se prevenir da doença. A iniciativa vai atender quase dois milhões de agricultores familiares e assentados da reforma agrária. que terão acesso a mais informações sobre os perigos da gripe aviária.

O diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do ministério, Argileu Martins da Silva, diz que o risco da doença chegar ao Brasil existe e é importante que as pessoas se informem sobre o assunto. “A conscientização é importante para que as pessoas não tenham preocupação excessiva, mas também que não deixem de ter cuidado”, explicou.

“A doença é real, existe. Portanto, é importante que os técnicos e os agricultores saibam o que ela é e tenham a consciência de, no caso de aparecer um sintoma, acionar a saúde pública para que todas as medidas sejam tomadas”, esclareceu o diretor.

A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário faz parte de um plano de contingência elaborado pelo governo brasileiro para prevenir e combater a doença. Por meio dele todas as instituições federais terão ações a executar.

Atualmente, o vírus da gripe das aves circula em países da Ásia e da Europa Oriental, onde milhares de aves foram sacrificadas e cerca de 100 pessoas morreram vítimas da doença. Quem quiser tirar dúvidas ou obter mais informações sobre a gripe aviária pode ligar para o telefone 0800 78 7000. A ligação é de graça.