Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ministério suspende comercialização da Frango Forte em SP

A suspensão foi aplicada depois que os próprios funcionários do abatedouro denunciaram que a empresa adicionava água acima dos 20% permitidos pela legislação.

Redação (01/02/2008)- O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Ministério da Agricultura suspendeu preventivamente a comercialização da produção das unidades de Conchas (SP) e Monte Alegre do Sul (SP) do abatedouro Frango Forte Produtos Avícolas Ltda. A suspensão foi aplicada depois que os próprios funcionários do abatedouro denunciaram que a empresa adicionava água acima dos 20% permitidos pela legislação, no caso de frango temperado. De acordo com o Ministério da Agricultura, a Frango Forte já havia apresentado, em outros anos, problemas dessa natureza na sua linha de produção e, por isso, está submetida agora ao regime especial de fiscalização. Para que o abatedouro volte a comercializar seus produtos, é necessária, entre outras medidas, a revisão de todos os programas de autocontrole e registros dos monitoramentos realizados nos últimos dois meses.

Fiscais federais agropecuários estão na empresa coletando amostras para análise. Caso seja constatada a fraude, a Frango Forte poderá ser autuada, multada e o processo será encaminhado ao Ministério Público, onde os proprietários da empresa responderão civil e criminalmente pela fraude.

O percentual máximo permitido de água que as aves in natura comercializadas podem absorver durante o processo de resfriamento é de 6%. No caso de carne temperada, além dos 6% absorvidos, o abatedouro pode adicionar até 20% de salmoura (água com tempero) em frangos e 25% em perus. Em caso de desconformidade, os consumidores podem denunciar o fabricante por meio do telefone 0800 704 1995 da ouvidoria do Ministério da Agricultura. (Gustavo Porto)