Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Missão à Croácia quer ampliar exportações de produtos agrícolas

O embaixador croata no Brasil, Rade Marelic, ficou impressionado com os números do agronegócio brasileiro.

Redação (19/05/2008)- Deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (www.fpagropecuaria.com.br) e empresários embarcaram no sábado (17-5) com destino à Croácia para uma série de encontros com autoridades e empresários locais. "Nosso objetivo é ampliar as exportações de produtos agrícolas, principalmente de frango, além de estreitar relações políticas com aquele país", destaca o presidente da Frente, deputado Valdir Colatto (PMDB/SC).

Com o acordo de cooperação técnica e veterinária, aprovado em outubro de 2007 pelo Senado Federal entre o Governo brasileiro e o da República da Croácia, o comércio bilateral deve se intensificar. Segundo o deputado Moacir Micheletto (PMDB/PR) também membro da Frente, a seca rigorosa, observada no verão e na primavera, castigou as lavouras na região, fenômeno que levou a Comissão Européia a autorizar as cooperativas a importar produtos agrícolas sem limites de volume. "Esta situação abre novos mercados para os nossos produtos".

Durante visita à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, em 2007, o embaixador croata no Brasil, Rade Marelic, ficou impressionado com os números do agronegócio brasileiro. De acordo com o deputado Moacir Micheletto, o Brasil ainda dispõe de 90 milhões de hectares prontos para o plantio sem a necessidade de desmatar a Amazônia.

Durante sua visita, o embaixador debateu com os deputados Valdir Colatto e Moacir Micheletto a importância do porto de Reika, na Croácia, para a entrada de produtos brasileiros no mercado europeu.

Rade Marelic demonstrou preocupação com os baixos estoques de alimentos no mundo e também com o avanço do cultivo da cana-de-açúcar no Brasil, o que poderia contribuir para a redução das lavouras de milho, soja e de outros produtos. Micheletto tranqüilizou o embaixador ao explicar que o Brasil cultiva apenas cerca de 6,9 milhões de hectares de cana, mas dispõe ainda de muitas áreas agricultáveis, que podem ser incorporadas ao plantio de culturas alimentícias.

A Croácia tem 4,8 milhões de habitantes e possui uma população flutuante de 11 milhões. Devido ao turismo intenso, o país está buscando novos parceiros comerciais para atender esta demanda por alimentos e móveis. Entre 2001 e 2006, as exportações brasileiras para a Croácia passaram dos US$ 71,7 milhões para US% 157,6 milhões.

Programação

A comitiva chegou no domingo à capital Zagreb, onde será recepcionada pelo embaixador do Brasil na Croácia, Haroldo Valladão, e pelo embaixador da Croácia no Brasil, Rade Marelic. Na segunda-feira, a comitiva visita a Câmara de Comércio da Croácia e o Parlamento croata. Participam os deputados Valdir Colatto (PMDB/SC) e Moacir Micheletto (PMDB/PR), o senador Eduardo Azeredo (PSDB/MG), os embaixadores do Brasil e da Croácia, e representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Petrobrás.

Na terça-feira, acontecem encontros com o presidente da República da Croácia, Stjepan Mesic, e com o ministro da Agricultura Bozidar Pankretic. Durante a semana, empresários brasileiros farão uma série de visitas a agroindústrias da região. As informações são da assessoria de imprensa da Frente Parlamentar da Agropecuária.