Redação (03/03/2008)- Dois técnicos do escritório de alimentação e veterinária (FVO) da União Européia chegam a Brasília nesta terça-feira (4) para verificar a continuidade das ações tomadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), desde 2006, no controle e monitoramento de resíduos e contaminantes nos produtos de origem animal. Cabe destacar que a vinda dos técnicos europeus já estava programada desde o ano passado e nada se refere a atual missão que veio inspecionar o Sisbov.
A missão técnica visitará cinco laboratórios – sendo dois oficiais e três credenciados pelo Mapa – para verificar os métodos das análises realizadas nos produtos, além de uma granja de aves, um abatedouro de eqüídeos, uma farmácia veterinária e duas Superintendências Federais de Agricultura (SFA). Os técnicos averiguarão como se dá o fluxo de informações entre o Mapa, os fiscais do Serviço de Inspeção Federal (SIF) nos estados e as respectivas superintendências.
Em fevereiro do ano passado, técnicos europeus vieram ao Brasil para auditar o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCR) na área animal, da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA). Entre outras atribuições, o PNCR é responsável pelo registro, distribuição e o uso de medicamentos veterinários.
No relatório final produzido pela missão européia do ano passado, os técnicos concluíram “que as autoridades competentes têm trabalhado muito e empenhado recursos substanciais para retificar as deficiências anteriores, enquanto aumenta a confiança no controle da segurança química dos alimentos de origem animal exportados para a União Européia”.