Redação SI (03/03/06)- Uma missão Brasileira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), chefiada pelo Secretário de Relações Internacionais do Mapa, Célio Porto, estará na em Pequim, na China, entre dos dias 6 a 10 de março, para discutir assuntos de ordem sanitária e fitossanitária. O objetivo da missão é assinar um protocolo com o Ministério de Quarentena Chinês, pleitear a certificação definitiva para a exportação de soja transgênica do Brasil para aquele país, discutir assuntos relacionados à exportação de carne suína, tripas suínas (envoltórios naturais) e a abertura de mercados para ambos países.
O protocolo ou “memorando de entendimento” como preferem chamar os técnicos, tem como meta expandir a troca de informações, cooperação e negociações comerciais entre o Brasil e o país asiático. O protocolo deve ajudar a ajustar as questões comerciais entre os dois países, destaca Denise Euclydes, coordenadora de acordos bilaterais da Secretaria de Relações Internacionais do Mapa. Outro pleito do Ministério é a possibilidade de conseguir uma certificação definitiva para a soja transgênica exportada para a China. Atualmente, esta certificação é feita anualmente.
O Brasil pretende também pedir mais abertura do mercado chinês à carne suína brasileira e envoltórios naturais dos animais. A China também tem interesse no mercado brasileiro de tripas suínas. Desde de 2004, o país tem 119 estabelecimentos habilitados a exportar para o Brasil. Agora, a China quer a abertura para exportar para o Brasil carne termo-processada de suínos e aves. Em 2005, o Brasil exportou cerca de 3,5 milhões de dólares de carne suína in natura e miúdos suínos para a China.
Missão Chinesa – No dia 6 de março chega ao Brasil uma missão veterinária da China que vem ao país visitar estabelecimentos produtores de carne de aves e bovina. A missão deverá visitar frigoríficos nos municípios de Guapiaçu (SP), Uberlândia (MG), Dourados e Sidrolândia (MG), Rolândia, Lapa, Cafelândia, Palotina, Matelândia, Nova Veneza (SC), Caxias do Sul, Corrêa, Passo Fundo, Lajeado, Montenegro e Bagé (RS).