Redação (05/06/2008)- “Os gaúchos que nos perdoem, mas vamos ultrapassá-los na tecnologia do couro”. Com esta frase, o governador do Mato Grosso do Sul André Puccinelli lançou a pedra fundamental dos laboratórios de físico-química, físico-mecânica e biotecnologia do Centro de Tecnologia do Couro de Mato Grosso do Sul (CTC/MS), localizado na Embrapa Campo Grande.
As obras contam com investimento total de R$ 1.292.000,00, provenientes do Ministério da Ciência e da Tecnologia, da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect) e do próprio CTC.
Na ocasião, juntamente com o presidente do Conselho Gestor do CTC, Ivo Cescon Scarcelli, do presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Marcolino Longen, e da secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa, o governador entregou os certificados de conclusão aos 16 alunos do primeiro curso de curtimento de couros realizado no Estado.
Em seu discurso durante a solenidade, o governador destacou a importância da iniciativa, lembrando da necessidade de se buscar “além-fronteiras” novas oportunidades de diversificação das matrizes econômicas do Estado: “Incumbe ao governo estadual estar ao lado daqueles que empreendem”, disse.
A senadora Marisa Serrano explanou sobre o esforço do governador André Puccinelli em incentivar o desenvolvimento do Estado: “Sempre que vai a Brasília, convida toda a bancada para visitar cada ministério. São poucos os que têm uma visão de união como a dele, que visa o desenvolvimento”.
O diretor-presidente da Fundect, Fábio Edir dos Santos, destacou a importância da obra não só para Mato Grosso do Sul, mas para a região Centro-Oeste: "Estamos agregando valores, formando e capacitando mão-de-obra para em breve exportá-la”.
No evento, que contou com várias autoridades do setor, também foram assinados dois protocolos entre o CTC e empresas privadas que visam a pesquisa e melhoria do couro de novilhos, além de atividades de curtimento de couro de avestruzes.
Puccinelli recebeu de lembrança um par de sapatos confeccionado no CTC, produzido com couro de carneiro, além de visitar a estrutura parcial do centro que atualmente está em pleno funcionamento.