Redação (15/05/2008)- Os grandes negócios e discussões sobre o futuro dos setores de aves, ovos, suínos e peixes marcaram o segundo dia da AveSui América Latina 2008, evento que termina hoje (15), no Centro de Convenções CentroSul, Florianópolis (SC).
Logo na abertura do dia, grandes autoridades do setor de avicultura e suinocultura discutiram os rumos destes mercados durante a reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Aves e Suínos. Liderada pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos Rubens Valentini, a reunião contou com a presença dos diversos elos da cadeia produtiva – de representações da Conab, Abmilho, entre outras entidades – que discutiram questões relacionadas aos problemas com o aumento dos insumos, em especial, do milho.
Reunião da ABCS com autoridades de diversos elos da cadeia produtiva |
Fomentando o conhecimento entre os profissionais do setor, o VII Seminário Internacional de Aves e Suínos trouxe na programação para o CentroSul nomes de peso como Paulo Molinari, analista do mercado de grãos e carnes; George Foxcroft, Ph.D. em reprodução de suínos; Maria Tereza Destro, do Departamento de Alimentos da USP; Manuel dos Santos Braz Filho, Manuel dos Santos Pires Braz Filho, vice-presidente da Assocação Brasileira de Organismos Aquáticos (Abracoa) entre outros.
Na ocasião, os especialistas trataram de temas técnicos, científicos e conjunturais em painéis relacionados aos setores de avicultura, suinocultura, aqüicultura, postura, processamento de carne, nutrição, bioenergia e de marketing da carne.
Outro destaque da programação foi o curso Melhorando a Rentabilidade com os Novos Cortes da Carne Suína, que contou com a presença da pesquisadora da Unicamp, Neura Bragagnolo, e dos membros da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Fernando Barros, Fabiano Coser e do mestre açougueiro Daniel Furtado. Questões relacionadas aos cortes e do nível nutricional da carne suína foram os focos do encontro.
Além disso, aproveitando a intensa visitação de produtores e empresários do Brasil e do exterior, as empresas expositoras promoveram negócios e aumentaram seus leques de contatos com ações corporativas e de prospecção de clientes.
Também durante a feira, representantes da Sociedade Alemã de Agricultura apresentaram ao mercado brasileiro a Eurotier, uma das mais importantes feiras agropecuárias do mundo, com mais de 190 mil metros quadrados, que será promovida na cidade de Hannover, Alemanha.
O segundo dia da AveSui 2008 também reservou mais uma grande ocasião. Às 17 horas, a Embrapa Suínos e Aves fez em seu estande o lançamento do livro “Gestão Ambiental na Suinocultura”, que trata de diversos aspectos que envolvem o manejo de dejetos dos suínos. A obra aborda temas relacionados com a nutrição dos animais, equipamentos, legislação, gestão ambiental das propriedades, transformação dos dejetos em biofertilizantes, dentre outros.
Produzido por 20 autores e editado por Milton Antonio Segenfredo, o livro é algo inédito no Brasil e voltado para a formação de técnicos e produtores. Possui 300 páginas e será comercializado por R$ 35.