Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nova rastreabilidade deve ser discutida

Segundo líderes políticos, esta discussão é necessária para defender os interesses pecuarista do Brasil.

Redação (03/03/2008)- Conforme Ronaldo Caiado, o caminho para o pecuarista brasileiro é buscar por todos os meios a anulação da lista de fazendas habilitadas, extinguir o atual Sisbov e juntar os interessados em volta de uma mesa de negociações para a elaboração de um novo sistema de rastreabilidade “baseado na realidade da pecuária nacional”, embora observando as normas na Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

“Foi preciso que um embaixador russo viesse aqui nos defender em relação às imposições injustificadas da União Européia, porque o nosso Ministério da Agricultura não foi capaz de fazê-lo”, diz o parlamentar, para quem o Sisbov se baseia nas exigências européias.

O presidente da Faeg, Macel Caixeta, disse que a proposta do deputado Ronaldo Caiado dá um novo alento aos pecuaristas brasileiros e prometeu empenhar-se pessoalmente para viabilizá-la em Goiás. Vamos entrar em contato com todos os sindicatos e pedir que marquem assembléias para um mesmo dia e o mais rápido possível para que possamos protocolar as ações na Justiça, ainda na próxima semana. Segundo o dirigente da Faeg, a proposta do parlamentar é importante, inclusive porque trabalha a mobilização do pecuarista na defesa do seu próprio setor.