Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

ONU adverte para um desastre da gripe aviária na África

A FAO (Fundo da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) advertiu nesta quarta-feira sobre um possível desastre no oeste da África, se os casos de gripe aviária nas aves de criação da Nigéria não forem controlados.

Redação AI (22/02/06)- O veterinário-chefe da organização, Joseph Domenech, disse que as medidas do governo nigeriano não estão sendo colocadas em prática e que o contínuo movimento e comércio de galinhas está contribuindo para a disseminação do vírus H5N1.

A advertência de Domenech foi feita enquanto ministros da Saúde e membros do governo de 15 países do oeste africano iniciaram um encontro no Senegal para discutir o problema.

A FAO mudou sua recomendação para a região e agora sugere uma campanha de vacinação de aves, já que a estratégia atual de confinamento e sacrifício de animais não estaria dando resultados.

O vírus H5N1, o tipo mais letal da gripe aviária, já foi encontrado em cinco Estados e na capital nigeriana, Abuja. Outros três Estados investigam a morte de aves em larga escala. Nenhum caso humano foi registrado até agora.

Domenech disse estar particularmente preocupado sobre a possibilidade de a doença passar ao vizinho Níger, onde até 2 milhões de pessoas correriam o risco de passar fome sem as aves de criação.

A FAO prometeu US$ 1 milhão para ajudar no controle da doença em todo o oeste da África.