Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Painel de marketing discutirá estratégias para valorizar mercado interno de suínos, na AveSui 2008

Feira promove painel sobre visões e estratégias de especialistas para o aumento do consumo da carne no mercado interno.

Redação (11/03/2008)- A lógica do mercado mundial de carnes segue um padrão bastante diferente do brasileiro. Enquanto a carne suína é a principal fonte protéica animal do planeta (seguido pela de aves e bovina), no Brasil é o bovino quem comanda o mercado, tendo as aves e os suínos em segundo e terceiro lugar, respectivamente.  Para se ter uma idéia desta diferença, de acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), enquanto o consumo per capta de suínos no mercado europeu é de 43 quilos, aqui a média não passa de 12 quilos por habitante.

Para fomentar novas estratégias para toda a cadeia da carne suína, a AveSui América Latina 2008, programada entre 13 a 15 de maio, no Centro de Convenções CentroSul (Florianópolis/SC), promoverá no dia 14 de maio o Painel de Marketing da Carne Suína, trazendo para a capital catarinense grandes nomes do setor.  Resultado de uma parceria entre a Gessulli Agribusiness (promotora do evento) e a ABCS, o encontro tem por objetivo debater medidas e ações estratégicas para o aumento do consumo de produtos de origem suína no mercado interno.

Logo na abertura do painel, o presidente da ABCS Rubens Valentini promoverá uma palestra que mostrará ao público a ação que poderá mudar o quadro de consumo de carne brasileira nos próximos anos. Com o título “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína: uma revolução em marcha”, o encontro apresentará os primeiros frutos da ação de marketing encabeçada pela associação, que busca aumentar as vendas da carne in natura suína e romper preconceitos e barreiras sobre o produto.

Em seguida, serão promovidos dois painéis. O primeiro trará os resultados da parceria da campanha com o grupo Companhia Brasileira de Distribuição (CBD), um dos maiores e mais bem conceituados varejistas do país, que reúne as redes Pão de Açúcar, Extra e Compre Bem.

Contando com a presença do diretor de Marketing da ABCS, Fernando Barros, com o diretor de Relações Institucionais Márcio Milan e com o gerente de Desenvolvimento do Produto Carne Suína Wagner Giommo, ambos da CBD, o encontro, intitulado “O Caso Pão de Açúcar, um Exemplo de Sucesso”, dará detalhes das iniciativas do grupo em prol do fortalecimento do setor.

De acordo com dados da CBD, as gôndolas com carne suína apresentaram aumento de 25% entre 2006 e 2007, graças às ações da parceria. 

O segundo painel tratará da “Reestruturação da Comercialização da Carne Suína: Ações Estratégicas e Próximos Passos da Cadeia Produtiva”. Reunindo membros de vários elos da cadeia produtiva, o encontro fará uma reflexão sobre o processo e os resultados da campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína”, em decorrência do Protocolo de Fomento do Consumo de Carne Suína no Brasil. Baseados nisto, os participantes também discutirão a atual e futura conjuntura do mercado da carne.

Entre os confirmados para o encontro estão Edson Lupatini, Secretário Nacional de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; Sussumu Honda, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras); Pedro Camargo Neto, presidente da Associação Brasileira das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Carne Suína (Abipecs), entre outros.

“Hoje o Brasil é um importante exportador da carne suína, mas a crise decorrente dos focos de aftosa em 2005 nos mostrou que antes de pensarmos em expandir nossas fronteiras, precisamos olhar para nosso próprio mercado. Com ações como o “Painel de Marketing da Carne Suína”, queremos dar suporte para que os profissionais do setor presentes à feira tenham o máximo de embasamento para crescer aqui dentro e, em breve, possamos aumentar significativamente o consumo interno de carne in natura”, explica Alexandre Aidar, diretor de comunicação da AveSui América Latina.

Todos os elos – Único evento do continente a envolver todos os segmentos da avicultura (corte e postura) e da suinocultura, a AveSui América Latina reunirá em um único espaço mais de 250 empresas dos setores de genética, nutrição animal, produtos veterinários, equipamentos para granjas, transporte, embalagens, soluções ambientais, equipamentos para plantas processadoras de carnes e ovos, além de diversos outros serviços e tecnologias voltadas às cadeias avícola e suinícola latinoamericana.

Para 2008, a expectativa dos organizadores é que haja um aumento de 20% no número de visitantes, que em 2006 somaram 17 mil do Brasil e de outros países, em especial, da Europa e Ásia. Entre as atrações, estão o VII Seminário Internacional de Aves e Suínos, com renomados especialistas do Brasil e do Exterior, além de diversas palestras e cursos direcionados aos integrantes destes mercados. Em paralelo com a AveSui 2008, será realizado a Feira Internacional de Aqüicultura e Pesca (Aquafair), que contará com exposições de produtos do setor e seminário técnico. Mais de 50 empresas de produtos, equipamentos e serviços para o setor participarão do evento.

· Mais informações sobre a AveSui e a Aquafair pelo telefone (11) 2118-3133, pelo e-mail [email protected] ou pelo site www.avesui.com.br.