Redação AI (27/03/2008) – Bactérias como salmonella, campylobacter e listeria ganharam importância dentro da produção avícola. Elas podem se tornar prevalentes em granjas de aves, podendo também contaminar produtos processados durante sua etapa de industrialização em plantas frigoríficas. A adoção de sistemas como o de Boas Práticas de Fabricação (BPF) ou o de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP, em inglês) passaram a ser fundamentais na redução dos fatores de risco para contaminação destes produtos.
As estratégias de controle e redução destas bactérias, assim como análise de métodos convencionais e alternativos para sua detecção, serão os temas centrais do Painel de Processamento de Carnes que ocorre dentro da AveSui América Latina 2008. O painel será coordenado pelo presidente da Associação Latino-americana de Avicultura (ALA), Ariel Antonio Mendes, também vice-presidente Técnico-científico da União Brasileira de Avicultura (UBA).
As palestras serão realizadas no período da tarde, a partir das 14 horas, no dia 14 de maio, na sala Arvoredo 2 do CentroSul, em Florianópolis (SC). Os palestrantes são profissionais que atuam nas duas mais importantes agroindústrias brasileiras: Sadia e Perdigão. Também haverá a participação da pesquisadora Dra. Maria Tereza Destro, do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP).
AveSui América Latina – A edição 2008 do principal evento da Indústria Produtora de Aves e Suínos ocorre entre os dia 13 e 15 de maio no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis (SC). Junto está sendo realizada a AquaFair – Feira de Aqüicultura, Maricultura e Pesca. Na área de exposição, serão mais de 230 empresas, sendo 42 delas internacionais. É esperado um público de mais de 17 mil pessoas. Informações e programação completa das palestras: www.avesui.com.br
Painel Processamento de Carne
14 de maio – Sala Arvoredo 2
14h00 Estratégias para redução de salmonella e campylobacter em produtos avícolas
Dr. Ralf Piper – Diretor de Qualidade da Sadia
14h45 Controle de listeria monocytogenes em plantas de processamento de frangos
Dra. Maria Tereza Destro – Pesquisadora do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da USP
15h30 Métodos convencionais e alternativos para detecção de salmonella, campylobacter, listeria em produtos avícolas
Dr. Paulo Rogério Franchin – Supervisor de Qualidade da Perdigão
16h15 Debate