Redação (13/01/2006) – Neste domingo parte a comitiva de Santa Catarina liderada pelo Governador do Estado Luiz Henrique da Silveira, rumo à Rússia. Com ele também vai o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos de Santa Catarina, ACCS, Wolmir de Souza.
Durante coletiva sobre a estiagem no Oeste de Santa Catarina, realizada quarta-feira (11/01), em Chapecó, Luiz Henrique, também falou sobre a viagem Rússia e as expectativas. Ele destacou que esta viajem será para tentar acabar com o embargo que o país sancionou a carne suína. Luiz Henrique está confiante e demonstrou que fará de tudo para acabar com esta suspensão. É a terceira vez que vou para a Rússia por esta razão, para suspender o embargo. Nas duas primeiras vezes me receberam muito bem e consegui o meu objetivo, desta vez não será diferente, disse.
Carne Suína Luiz Henrique também destacou que as exportações de carne suína representam 60% das exportações do total de negócios do produto em Santa Catarina. A exportação de carne suína é o primeiro item das nossas exportações no Estado, por isso esta questão é muito importante e vamos resolvê-la, disse ele confiante.
Durante a reunião, o governador do Estado, foi unânime e fez questão em vários momentos de citar a importância das exportações de carne suína, para a economia de Santa Catarina. Fiz questão de convidar o presidente da ACCS, Wolmir de Souza para ir comigo nesta viajem. Juntos tentaremos acabar com mais este embargo, afirmou.
Agenda na Rússia
17 de janeiro, terça-feira
Assunto: Exportações Catarinenses
* Encontro com lideranças agropecuárias na Embaixada do Brasil na Rússia.
Assunto: Sanidade Catarinense
18 de janeiro, quarta-feira
* Encontro com prefeito de Moscou
* Encontro com vice-prefeito de Moscou
19 de janeiro, quinta-feira
* Reunião com empresários brasileiros e exportadores Russos
Assunto: Exportações de carne suína catarinense